terça-feira, 13 de março de 2012

AQUELA QUE SÓ TEM ALMA

"Não importa se é caminho complicado,/ Se a curva é reta,/ Ou se a reta entorta./ Você buscou seu brilho, voltou completa;/ Jogou a tranca fora, abriu a porta." (Flora Figueiredo) - Imagem: Google Imagens



AQUELA QUE SÓ TEM ALMA


Por Veruska Queiroz



Sou mulher de tempestades
De lampejos
De desejos
De intensidades

Sou exagerada e dramática
Espalho por aí minhas tintas
Sou vulcão e pragmática
De hábito ou cinta-liga

Sou mulher de viver de amor
De alma sagaz
Colhendo sabor, cor e flor
E me desnudando audaz

Sou mulher de fases?
Sim... Fases e faces
Nuances
Romances

Sou silêncio e grito
Sou fascínio e letal
Sou limite e infinito
Sou pluma e metal

Sou mulher de salto?
Sim... salto e alto
Fato
Meu eu exato

Sou mulher que invade
Destempera
Sensata temeridade
Fera. Primavera

Sou oceano e remo
Sou caleidoscópio e asas
Sou doce e veneno
Sou brisa e brasas

Sou mulher que arrisca
Paz e tormenta
Que risca e rabisca 
E arde como pimenta

Sou nó e laço
Não aceito o mais ou menos
Sou bailarina e palhaço
Vivo visceralmente de extremos

No pudor, sou furor
Sou loucura e sensatez
Corpo e coração pulsam ardor
Sou o talvez e a solidez

Sou mulher que cala
Que tudo diz
Que tudo espalha
Mas também sou aprendiz

Sou mulher de rimas, sons e cifras
De sínteses e antíteses
Delirantes primícias 
E faço até fotossíntese

Sou o sim e o não
Tenho o mundo em mim
Sou implosão e explosão
Semente e jardim

Sou mulher de mistérios
Ainda que possa ser desvendável
Porque tenho em mim hemisférios
Serei sempre esse ser indecifrável

Sou mulher de fervura
Que não tem calma
Sem brandura nem armadura
Aquela que só tem alma.


OBS: A pedidos de pessoas muito especiais em minha vida - embora este blog não tenha como finalidade poemas e poesias - a exemplo de outras duas vezes em que o fiz - decidi publicar um dos poemas que, no âmbito da escrita, está sendo também uma nova e feliz direção e, nos últimos tempos, uma constante também, unindo-se aos textos que já escrevo. Na verdade, um retorno de um tempo remoto - com a exceção das duas vezes que citei - mas um retorno que está sendo delicioso, de novas descobertas, novas perspectivas, novos projetos e, principalmente reinvenções e recriações - de mim mesma, do mundo que me cerca e dos novos olhares, saberes, sabores e caminhos desta vida linda.
Obrigada a todos que incentivaram-me e incentivam-me pelo amor, afeto genuíno, apoio, cumplicidade, amizade e carinho. Vocês são fundamentais e imprescindíveis em minha vida.
Em breve - mas ainda sem previsão - todos os poemas estarão em em outro blog, dedicado somente a eles.



"Porque o fogo que me faz arder é o mesmo que me ilumina."


(Étienne La Boétie, in: Discurso da Servidão Voluntária)